Sentimentos Inexplicáveis...

O pouco que temos torna-se o Essencial... Todos que temos torna-se o Excepcional!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Di Carrara: Arte no Espírito

 Frases:  DITOS POR QUEM ENTENDE

"Um poeta das telas, versátil e cioso de seu ofício e comprometido com uma arte voltada para as expansões místicas e espirituais, Di Carrara confirma a vocação de Cataguases e se projeta com um trabalho de alto nível estético." diz Ronaldo Cagiano

"A obra de Di Carrara é transcedencia e simplicidade poética" segundo a Pintora e Espiritualista Nidia Santa Cruz

"Do contemporâneo ao acadêmico, do moderno ao clássico, do erudito ao popular, a arte de Di Carrara é um convite à reflexão existêncial e ao mergulho no metafísico" diz o escritor Ronaldo Cagiano

"Di Carrara é um artista múltiplo. Funde escolas, estilos, tendências. Do barroco ao moderno, do impressionismo à arte abstrata, ele revela mundos inalditos." de Zita Beltrão

 Texto: ALQUIMIA ARTÍSTICA

Na pintura de Di Carrara, há duas leituras: a estética e a espiritual. No primeiro momento é a expressão técnica, depurada e niveladora de sua formação artística, refletindo nos traços, nas cores, nos exercícios criativos uma larga experiência artística. 

Depois, é a viagem ao universo propriamente retratado, com um mergulho profundo nas raízes humanas. Este, o enfoque metafísico, espiritual e psicológico, per-passado através de uma obra tão eclética e inspirada.

A arte de Di Carrara não tem compromisso com as dissimulações, nem, com igrejinhas conceituais ou grepelhos herméticos ou academicistas. Antes, este artista se manifesta e se afirma pelo compromisso de traduzir o homem em sua mais plena condição - é seu permanente modelo e inspiração, porque a criatura humana exposta às vicissitudes existenciais, aos condicionamentos do mundo é rica matéria e substância de suas expanções, sistematizadas numa arte consciente e evoluída.

Na exposição que Di Carrara realizou em Brasília, que teve a colhida crítica de especialistas da verve do Embaixador Augusto Estellita Lins e da Pintora e crítica de arte Josélia Costandrade, tivemos o prazer estético de apreciar um verdadeiro mosaico de sua obra. 

Tanto nos desenhos a carvão e bico de pena, quanto na pintura à óleo, no pastel ou nas técnicas mistas, a revelação de alguém que demonstra uma visão poética em seus traços.
Na sua iconografia polivalente, a confirmação de versatilidade, do pleno domínio de sua alquimia artística - fruto maduro e consciente de uma obra que vem conquistando seu espaço e projetando Cataguases além-fronteiras.

*Homenagem ao Di C. - Mestre em Desenho/Pintura 
Escritor Ronaldo Cagiano - Cataguasense, é assessor Jurídico na Presidência da República
   

Nenhum comentário: